quarta-feira, 17 de março de 2010

greys anatomy é amor

eu vejo greys anatomy desde quando começou, e eu ainda tinha todo tempo do mundo pra assistir seriados. bons tempos. naquela época, eu tinha uma rotina simples, trabalho, casa. uma rotina monótona, convenhamos.

eu comecei me apaixonando por george. adorava ele meio perdido, meio loser, tentando fazer parte do grupo. eternamente apaixonado por meredith. engraçadinho, aquele amigo que todo mundo tem por perto. ou gostaria de ter. depois tinha a bailey, a christina. eu acho que greys anatomy tem, hoje, o conjunto de personagens mais consistente de todas as séries que estão no ar. se a gente for pensar um pouquinho, o conjunto mais consistente de todas as séries que já saíram do ar. aí você diz. não, teve os sopranos. teve six feet under. concordo. ainda não vi os sopranos, tenho certeza de que vou ficar chocada quando assistir. mas greys é incrível. todos os personagens são bem construídos, todos podem ganhar destaque a qualquer momento, e carregar a série nas costas. tipo patos voando, aquela coisa de assumir o comando do grupo.


eu quase morri de chorar quando a grey caiu na água gelada e ficou entre a vida e a morte. quase morri com a izzie, quando o danny duquette morreu. e ela estava com aquele vestido de festa lilás, e ela ficou deitada ao lado do corpo dele, chorando. e o alex pega ela no colo e tira ela de lá. o alex. cretino toda vida, de longe o maior filho da puta que greys anatomy já conheceu, grosseiro. mas cheio de particularidades, cheio de traumas de infância, vai desarmando aos poucos. e ele fode o george, entrega ele de bandeja pros outros internos. ele deixa todo mundo na mão, ninguém pode contar com ele. e aí ele muda e se vê capaz de achar que pode consertar o mundo e cuidar de uma pessoa doente, e proteger ela até de si mesma. epic fail. eu acho o alex um dos personagens mais legais. ele é escroto, é. mas ele é doce.


e aí na segunda temporada a meredith, enfiando os pés pelas mãos, dorme com o george. e a gente tem aquele diálogo incrivel nas escadas do seattle grace, com o mcdreamy puto com ela, e insinuando que ela é uma vadia. e ela diz. I make no apologies for how I chose to repair what you broke. You don't get to call me a whore.


eu sempre, sempre lembro dessa cena. sempre. e a vida segue, e entram novos personagens. e são todos tão bons. little grey, addison, mcsteamy. e a christina yang continua me deixando sem ar, querendo ser a melhor cirurgiã ever. e aí aparece o owen, perturbado. adoro personagens perturbados. sem contar que ele é ruivo, ruivo. (L)


e a callie vai ganhando a história, e se divertindo com seus martelinhos, consertando ossos. E surge a arizona. apresentando um mundo mais leve, dizendo que pedriatics é, sim, hardcore, e ensinando pro alex que ele pode ser um puta cirurgião infantil. e mostrando pra bailey que ela tem jeito pra coisa. a bailey. a nazi. e ela desliza pelos corredores do seattle grace com aqueles tênis de rodinhas, e ela é loura de um jeito quase que angelical. e ela é a médica das crianças. e ela tem problemas com autoridades, e chora toda vez que precisa tomar ou dar bronca em um superior. acho tão incrível.

e aí, quando você acha que a izzie já deu tudo o que tinha que dar, ela casa com o alex. e o o'malley morre, no episódio que me deixou mais destruída ever, na minha longa história com todos os seriados do mundo. levassem a izzie stevens, eu digo. leave george alone. mas não. e a gente vai aprendendo a lidar com a perda, e a gente vai vendo que nem a izzie era tão necessária, e o drama dela vai amolecendo o karev. you died on my fucking arms, ele diz. e ela olha pra ele, e a gente sabe que, mesmo os dois se abraçando, tudo ali está perdido. ela morreu. nos braços dele. e agora ele tem cacos pra catar, do jeito que ele conhece. sendo escroto, pegando as enfermeiras, se distraindo com a little grey.

e aí voltamos pra christina, no seu drama com owen, no triangulo com teddy. e a christina fala do burke pela primeira vez em três temporadas, desde que ela teve as sobrancelhas raspadas e foi largada no altar. e a meredith ajudou ela a tirar o vestido, porque machucava demais estar vestida de noiva, eyebrowless, abandonada no apartamento vazio. e ela olha pro owen e explica tintim por tintim. do que ela é feita. burke took something away from me. e a cena vai inteira, sem cortes, e as lágrimas saltam dos olhos da sandra oh, e você se lembra exatamente o motivo pelo qual a christina é so fucking awesome. porque ela é driven, como nenhum outro ali. e se ela perde isso, ela se perde dela mesma. e o owen took something from her, assim como o burke. e ela encara ele com olhos de morte, e diz. i won't let that happen ever again. e você cala a boca. e pensa na sua vida. e diz isso, dentro da sua cabeça, pra quem quer que seja que esteja te desviando do seu caminho. porque é isso que a gente faz.


é tanto personagem bom. é a meredith acusando o mcdreamy de passar por cima do que é correto porque ele é ganancioso. e ele diz we are the same. e ela cala a boca. porque eles são. porque todo mundo é. e o owen dizendo pra meredith que eles são um good team. e ela olha na cara dele com um sorriso genial, e diz que eles não são team coisa nenhuma. que team é ela e a christina. e que se ele machucar a christina, ela vai go after him.


é de tirar o fôlego. toda vez. não tem jeito. é bom demais.


e eu sei que eu fico repetidamente botando expressões em inglês. i'm sorry. é que os diálogos são tão bons, tão bons, que não tem expressão em português que chegue perto deles.

5 comentários:

ilminha disse...

dr hunt. óóó.

morro qdo ele pega a cristina e taca na parede. MOOOOOOORRO.

Zulia disse...

[2] "morro qdo ele pega a cristina e taca na parede. MOOOOOOORRO."

Karinny disse...

Oh Madame Ç, deu até vontade assistir,mas acho drama demais,o povo complica muito as coisas, eu não consigo me relacionar, fico com raiva deles, acho eles todos uns burros. O amor não é pra ser complicado assim, é? Mas agora fiquei sim com vontade de assistir :)

Déa disse...

ai fiquei tão emocionada com isso aqui :~) greys é a fuga da minha realidade. quando assisto eu deixo de viver a minha vida e passo a viver a deles.

Jaque L disse...

madame ç, descobri seu blog a alguns dias e li alguns posts passados.
Greys Anatomy é MUITO amor. Do tipo que eu baixava loucamente e passava a madrugada assistindo, do tipo que fazia meu bem acordar com minhas gargalhadas- ou choro compulsivo, dependendo do episódio. O dia que o o'malley morreu fiquei em choque e chorei uns 45 min. Não comecei a assistir a última temporada pq assistir aos poucos me mata, prefiro esperar e poder assistir uma temporada inteirinha, por horas e horas. E este post me a-r-r-e-p-i-o-u lembrando tudo o que assisti. Vou acompanhar seu blog.
Bjs,
Jaque