sexta-feira, 19 de março de 2010

como não usar o twitter, by evil manager

E aí tem a evil, né? Essa semana eu dei uma surtada. Porque eu nem sigo ela no twitter. Quando ela entrou na oficina e me deu follow, a primeira coisa que eu fiz foi dar block. Com o curso natural dos acontecimentos, ela me deu unfollow e block. Mas o twitter dela é aberto, modos que eu posso ir lá hora que eu bem entender buscar coisinhas que me interessem.

A evil se apresenta no twitter como amante da web. Ela fala internauta. Outro dia, no twitter, alguém definiu muito bem. Porque lá na firma colorida também se fala internauta. E eu acho internauta um termo que faz sentido quando a internet era um troço que ia bombar no futuro. Hello, o futuro é agora. Internauta datou. Enquanto termo. ;-)

E existe essa resistência em chamar as pessoas que navegam em sites de usuários. Por causa de uma conotação negativa, de usuário ser usuário de drogas. E aí no twitter, alguém definiu. Usuário é quem navega no mundo das drogas. Internauta é quem navega em 1995. Eu não poderia concordar mais. Mas, precisando, eu escolho usuário. E nem associo a drogas, a história toda. Internauta é termo que me dói na alma.

A evil manager fala internauta. Não bastasse o cabelo, não bastasse o vestido de chita, não bastasse a calça de moleton, super usada esses dias, ela insiste em acreditar que entende de internet. E, well. A gente dá o benefício da dúvida. Vai no linkedin da criatura, e vê que, sim, ela teve passagens por empresas de internet, desde os primórdios.

E a evil manager tem orkut, e facebook, e twitter. Mas ela parece ignorar solenemente o básico do básico sobre o twitter. Ela usa errado. Ela usa pra bater papo, mandar recado pros amigues. Coisas que o telefone ou o msn, ou mesmo o email, resolveriam facilmente. Mas ela escolhe o twitter.

E não é de hoje que ela mistura o erro de não saber usar o twitter com o erro de não saber ser gerente de projetos. Isso multiplica, potencializa, vira epic fail. Tag ela não sabe fazer. Por exemplo. Tipo. Ela lê todo mundo criando tag, e é incapaz de aprender como se faz uma. Gasta caracteres a rodo, estraga tudo botando acento, separa palavras com underline.

Mandar recado é coisa que eu não perdoo. Desde que ela entrou na oficina, foi um festival. Continua sendo. Ela fica brava e twitta. Ela manda indiretas. Ela reclama. Todo mundo já foi premiado. Eu fico pra morrer. Porque isso é tão imperdoável. É erro de gestão, é erro de compreensão da ferramenta, é antiprofissional ao extremo.

E ela tá mexendo com as minhas queridas. As indiretas são pra elas. Como, meses atrás, a indiretas eram pra mim. Reclama do mau humor, twitta dando a entender que vai demitir alguém. Como essa pessoa pode ter a pachorra de dizer que entende de internet? Não entende. Não faz a menor ideia. Nem de internet, nem de como administrar a equipe.

Pra ilustrar o tamanho do drama:

1) quando ela sentiu que a equipe não concordava, digamos, com os métodos dela
2) imediatamente depois que eu pedi demissão, e que não concordei em ficar mais tempo do que o meu aviso prévio pedia. a frase bíblica eu não entendo, nunca me liguei muito nesses troços de religião. a faxina é uma semi ameaça ao resto da equipe, esquecendo que quem tinha dito que eu ia sair era eu, e não ela.
3) meu top5 melhores conversas de 2009, quando ela ficou brigando por causa de prazos e eu discordei. e eu disse que ela não entendia nada de nada. ela foi pro twitter e me chamou de antiética.
4) praga rogada imediatamente depois que eu saí da oficina. eu retwitei, malandra que sou. a tag timewilltell faz sucesso e, mermão, time IS telling. pra mim e pra ela.

5) quando a equipe, pós minha saída, chegou à conclusão de que o problema era ela. madame ç fazendo escola, hehe.
6) twit feito imediatamente antes de demitir uma das meninas. falta de profissionalismo, a gente vê por aqui.
7) mostrando que não entende coisa com coisa em internet. Que tá tão concentrada em ter foco, que se perde do mundo, na vida em geral.
8) twit identico ao meu, feito imediatamente depois que a gênia colorida pediu demissão. continuamos sem entender o significado. esses troços de religião, sabe como é. respeitamos, mas não entendemos.9) se sentindo perseguida quando virou consenso que ela não era nada boa, mesmo. well. eu digo que o gato é preto. e que o gato apenas se vê vermelho. atenção ao equívoco na criaação de tags.
10) reclamando no twitter que as gênias são negativas, e que o problema é com elas, e não com os prazos loucos.

E aí você pergunta. por que diabos eu ainda to falando sobre isso. Well. É que ela mexe com as minhas amigues, sabe? E eu tô cantando a bola de que ela é louca há meses. Então, sabe como é, ainda tem assunto.

6 comentários:

Flavia Hadad disse...

Só um P.S.: Todos na oficina colorida seguem a evil...

luli disse...

A vida é muito mais divertida com gente que não sabe usar o twitter. Ainda mais agora que eu tô saindo. =P

Senior disse...

time will tell

Ana Martins disse...

usar a intuição é sempre bom. Nunca falha.

Luiz com Z disse...

Tem a mesma coerência, lucidez, inteligência, cultura geral e espírito de solidariedade do assassino do Glauco. O Estado tinha que criar um zoológico pra essas pessoas, sem visitação.

Flavia Hadad disse...

Time is telling, time has told. É a melhor frase de todos os tempos, não me canso de repetir. IS TELLING, CARA PÁLIDA. Taí, na próxima reunião de equipe vou falar sobre o twitter no corporativo. Não fode, gp.