sábado, 30 de outubro de 2010

Mme. Cedilha faz um BO.

Então, eu precisei fazer uma incursão a uma delegacia de polícia. Começou com a confusão que a TVA aprontou para cancelar a assinatura que estava em nome da roomate antiga, que um dia eu achei fofa, e depois descobri que foi uma das pessoas mais erradas que já passaram pelo meu caminho. O técnico foi na minha casa instalar o equipamento novo e retirar o velho, mas só protocolou a instalação, e não a retirada. Logo, não deram baixa no sistema. Logo, continuaram mandando faturas de uma assinatura que nem estava valendo, mais. Logo, comecei a ser importunada pela roomate, como se eu estivesse mentindo. Hello. Aparelhos da TVA. Tenho o maior interesse do mundo em manter essa parafernália estocada em casa.

Não adiantou explicar no telefone para os atendentes que o senhor Clodoaldo, um velhinho muito simpático, havia me acordado num sábado de manhã pra fazer a troca toda. A história foi repetida eternamente, e vez por outra eu precisei repetir que eu, Mme. cedilha, ao contrário de uns e outros por aí, não costumo contar mentiras. Ficou combinado que eu teria que ir a uma delegacia de polícia, contar tudinho pra um policial, para que ele pudesse registrar o ocorrido e, finalmente, quatro fucking meses depois, a TVA entendesse que foi um erro de processo deles.

Eu. Sapatilhas coloridas. Franja curta. Tudo que não combina, hum, com este ambiente de crime, certo? Achei um distrito perto de casa e para lá rumei. Achei estranho estar vazio, e perguntei para um cara, atrás de um balcão, onde que eu poderia fazer um BO. Antes mesmo de ele me mandar sentar, ele perguntou. Pra que você quer fazer um Boletim de Ocorrência? Well. Eu não quero, veja bem. Mas me mandaram, e eu to aqui. Não sei como funciona esse troço. Ele me mandou sentar e me pediu pra descrever o que aconteceu. Enquanto eu contava, ele escrevia. Me deu um estalo. Minha primeira incursão a uma delegacia precisava ser registrada. Pedi o endereço certinho pra ele, e enquanto ele me pedia pra descrever o senhor Clodoaldo, técnico gente boa e nada treinado da TVA, eu dava um check in no Foursquare, tomando o cuidado de compartilhar a informação via twitter e facebook: "Episódio de hoje: Mme Cedilha faz um Boletim de Ocorrência."

Não demorou muito até meu telefone pipocar com amigos preocupados, pensando que teria sido um novo ataque do psicopata de estimação. Não. nem foi. Psicopata es muerto, não incomoda mais, eu passo cada vez menos tempo pensando nele, ou sentindo a grande briga de 2010. Repararam a ausência de posts? Pois é. Letting go, etc e tal, já não era sem tempo. A vida foi substituída com gente tão incrível que, quando sobra tempo pra mimimi, nem é com ele que eu gasto.

Onde eu estava mesmo? Ah, é, na delegacia. registrando BO e dando check in. Ele me perguntava. Como é o senhor Clodoaldo? Mermão. Sr. Clodoaldo me acordou num sábado de manhã, 7 de agosto. Eu não me lembro. Homem? Um senhor. Serve? Alto ou baixo, ele perguntava. Nem alto e nem baixo, eu respondia. Magro ou gordo, ele perguntava. Nem magro e nem gordo, eu respondia. Cabelo meio branco, talvez. Mas eu não sei mesmo, estou chutando. Pode ser que ele tenha tido um bigode. mas pode ter sido impressão. Seu polícia, veja bem, nada do que eu digo é com certeza. E ele escrevendo.

Daí ele imprimiu tudo o que eu dizia e me pediu pra ler e apontar se houvesse alguma informação que não procedesse. Comecei a ler. Tinha a parte do delito, a parte que eu descrevia senhor Clodoaldo na vida em geral. E a parte que o seu polícia me descrevia. "Alta, cabelo castanho, olho castanho, 1,70m, 60kg."

Entreguei o papel de volta e disse. Meu peso e minha altura estão errados. Sou mais alta e mais magra. E ele finalmente riu. parecia um desses policias chicanos de filmes americanos, e até era bonito. Perguntou pra mim altura e peso corretos e eu disse. 1,74m, 56 kg. Onde é que já se viu? Ele perguntou. Com salto ou sem salto? Sem salto, obviamente. Sempre preferi a linha Audrey Hepburn, com sapatilhas baixas.

Daí eu me dei conta de que parecia sim, muito fácil, fazer um BO. E perguntei pra ele, como isso funcionava. se qualquer um podia fazer BO contra qualquer um. Ele disse que sim, e que dependendo do delito em questão, se instaurava um inquérito. Pensei na VIDA de BOs que eu podia ter feito esse ano. As ameaças por e-mail por parte do ex melhor amigo, o dia que ele me perseguiu na rua. O dia em que a roomate dos infernos violou a minha correspondência, a carta que a minha mãe tinha me mandado, bem no meio do caos da saída dela. Violação de correspondência é crime, disso eu sei muito bem. Tinha até testemunha, vejam só. O dia que ela ligou pra TVA em meu nome e registrou a minha assinatura, do jeito que ela achava que devia ser, e sem procuração para agir em meu nome. Crime, crime. Os recibos falsos de pagamento do condomínio, descobertos meses depois, e muito bem guardados. Tudo com provas e testemunhas. Tudo crime.

Perguntei pro seu polícia. Se hipoteticamente, alguém viola a minha correspondência, eu posso fazer um BO? Ele perguntou. Alguém abriu a sua correspondência? Enquanto eu acenava positivamente com a cabeça, com um sorrisinho maroto nos lábios, eu repeti, em voz alta. Hipoteticamente. Ele disse. Violação de correspondência é crime. Dá de um a dois anos de prisão, inclusive. Você quer registrar isso? Eu disse que não. Por enquanto não.

Nisso, toca o telefone. Co-worker querido, querendo carona. Eu faço A MAIOR propaganda do mundo para esse maravilhoso universo dos BOs. Pergunto se ele quer registrar alguma coisa, que a delegacia é ótema, o polícia é gentil, tá bem vazio, e tal. Ele diz que não, me chama de louca e desliga. Nisso, o policial se sente em seu dever de me informar. Mocinha, deixa eu te explicar uma coisa. fazer um BO tem suas implicações. E você deu sorte, que hoje, por acaso a delegacia está vazia, mas não é assim não. Eu sorrio, e digo que estou brincando. Ele imprime 4 vias e me manda assinar as 4. Nisso entra uma velhinha com sotaque espanhol, aos prantos, porque foi ameaçada pela vizinha. E eu me dou conta de que as pessoas, quando vão pra uma delegacia, devem estar abaladas, como aquela senhorinha estava.

Eu estava mangando da lei, segundo a Ana. hoho.

2 comentários:

Rozzana disse...

1,74m?
Choquei! Manunca que vou querer te encontrar, me sentirei humilhada em minha naniquice.

Ge disse...

Fiz dois BOs na minha vida. Um quando "perdi" meu RG (é bom fazer, porque as pessoas podem encontrar nossos documentos e usar de forma criminosa) e outro quando bateram no meu carro. e fui bem tratada nas duas ocasiões. mas prefiro sempre não ter que entrar numa delegacia, ui, que coisa esquisita que é.