segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

um ano depois, feedback.

você é muito ansiosa, ela disse.

eu concordei. eu sou ansiosa. ela continuou mais ou menos assim. eu não tenho críticas ao seu trabalho. nada técnico a pontuar. você é responsável, e atenta, e interessada, e tem muito foco.

eu lembrei da evil manager falando "me parece que você não tem foco." lembrei também da genia colorida amiga, que sempre repetiu isso em tom de piada. ali, na salinha do nono andar, minha chefa me dizia que eu tinha muito foco. e esse era o meu feedback, um ano depois.

eu ri sozinha, cá comigo. foram semanas de horror. eu trabalhei mais do que devia ser permitido. todo mundo diz que janeiro é mais calmo. é nada. não conheço ninguém que não tenha sentido na pele o peso desse primeiro mês de 2011. eu senti. tenho as pontas dos dedos machucadas pelas unhas roídas. tenho olheiras de quem trabalhou 9 dias seguidos, incluindo domingo e feriado. há uns dez dias eu cheguei na firma colorida, sentei na mesa do coworker querido e tive uma crise de choro. fui levada para a cozinha, a salvo dos olhares, até me acalmar. eu estava decidida a pedir demissão. tinha atualizado o currículo, dado os primeiros sinais para os amigos de fora.

é hora de andar, eu repetia pra mim mesma. o tempo todo. em silêncio, roendo as unhas, cansada, me achando esquecida. invisível. me mandaram esperar. tudo tem o seu tempo. e eu ali. louca, querendo saber qual é o tempo das coisas. que tempo é esse, que não depende de mim? estou acostumada a buscar, a fazer, a me mover. me mandaram ficar parada. e eu quase morri esperando.

ali na salinha, eu ouvi mais ou menos assim, da chefa colorida. todas as minhas observações sobre você são comportamentais. você é ansiosa, e você não esconde. eu sou ansiosa, ela disse. aprenda a esconder. e eu entendi o que ela dizia. eu estava preocupada de receber alguma crítica técnica, pra falar a verdade. porque trabalho, vez por outra, me deixa insegura. qualquer crítica ao meu comportamento é conhecida. pessoa em análise, hello. uma vez por semana, divã. choro. consciência. qualquer crítica ao meu comportamento eu conheço, eu aceito. next. move on.

críticas técnicas, ela disse, não tenho. e é por isso que eu estou te promovendo. e eu fiquei meio aliviada, meio em choque, meio agradecida. porque eu estava mesmo pensando em sair. mesmo sabendo que talvez não fosse hora, ainda. mesmo sabendo que eu não acabei, ainda, as coisas que eu fui fazer ali na firma colorida. eu preciso de liberdade para me mover. não posso ficar parada. não posso receber esse tipo de orientação. eu busco, eu faço. o tempo das coisas é o MEU tempo. porque foi isso que eu resolvi, quando vim ver qual era a vida em São Paulo.

o mais legal foi receber, de presente, o projeto que é a menina dos olhos da direção. e que já vinha sendo tocado por mim, provisoriamente, até que eles montassem equipe. e eles decidiram me dar. e eu sou a equipe que vai fazer. junto com os outros que chegarem. isso sim, foi premiação. foi reconhecimento. e eu fiquei em estado de graça.

há muito, muito tempo, lá pelos idos de 2009, na época da firma colorida - primeira temporada, eu me lembro de olhar os geniozinhos todos e querer ser como eles, e ter os meus próprios super poderes.

eu sou como eles. :)

10 comentários:

Adriana disse...

Acho que estou frequentando demais seu blog. Pode uma pessoa, que nem conhece outra, sonhar que é amiga e estar brincando de tirar fotinhas fofas no iphone?! Minha vida deve ser vazia de amigos, entre outros... Parbéns pela promoção, fez por merecer. Abraço.

Mme. Cedilha disse...

adriana, posso contar uma coisa? comigo é igualzinho. tem blogs que eu leio todo dia, só pra saber como está a pessoa. gente que eu nem conheço. mas que eu acompanho.

eu acho que é isso, mesmo. identificação.

obrigada. :)

Rozzana disse...

Vc é foda, Madame Ç.
Parabéns! ;)

Fabricio Braga disse...

Grande Cedilha,

Parabéns pela conquista. Poucas pessoas tem a sensibilidade para entender os outros e a percepção do mundo que você tem.

Grande abraço do amigo,
Fabricio Braga

Vanessa disse...

Ei, se lembra daquela história do time will tell? Então, é isso ai que está acontecendo, time are telling. Aproveita, porque você merece, sua linda!
=)

Ge disse...

meus parabéns! nossa, acho até meio inexplicável ficar feliz por causa de uma pessoa que eu não conheço, mas, enfim, já te disse o quanto gosto daqui.

e vou te contar uma coisa, eu tenho uma amiga, uma querida, roomy por cinco anos. eu costumo dizer que foi meu único relacionamento estável e certamente foi mais difícil pra ela que pra mim, porque é pessoa maravilhosa de se conviver.

quando comecei a ler teu blog, parecia que eu tava lendo ela. de tão parecidas que me parecem as duas. o mesmo jeito de falar, pensamentos parecidos e experiências idem. dei o endereço do seu blog pra ela, e de vez em quando ela vem falar comigo no msn: é assustador!

pois eu acho maravilhoso existirem pelo menos duas pessoas tão ótimas no mundo.

sorte no novo trabalho!

Unknown disse...

Ahhhh! Adorei!!! Amo ver seu crescimento e seu sucesso!!! Parabéns!!!! Japa Maligna

Mariana Coelho disse...

parabéeeens! ♥

stella disse...

baby, time told. ô se told :D e em bold. hahhaha :P

neutron disse...

Madame, que legal. Que legal meeeesmo. Fiquei contente por você, de coração :)

Vai fundo que a firma ainda tem boas coisas pra render!