quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Alanis no Brasil =]



Eu devo confessar que já gostei mais de Alanis. Acho que todo mundo que é fã deve pensar isso. O trabalho dela pode ser dividido em fases, meio que contando a historinha de sua vida. Jagged Little Pill foi aquele sucesso retumbante, com todos os seus recordes de vendas. Era um cd mais raivoso, com batidas mais fortes, letras mais pesadas. Não tem como não gostar, o disco é redondinho. E olha que eu nem gosto dos sucessos dela, daquelas músicas que todo mundo gosta. Eu sempre caio de amores por uma ou outra que esteja espremida entre faixas que viram sucesso. Nesse disco, gosto de Not The Doctor e Wake Up. Your House, escondida depois da segunda versão de You Oughta Know, também acho de partir o coração. Linda, linda.


Depois veio Supposed Former Infatuation Junkie. Meu CD favorito dela, uns dos meus favoritos ever. As letras são mais cheias de ressentimento, negativas, desesperançadas. As músicas são compridas, minutos e mais minutos de gemidos e frases atravessadas. Pra mim, Infatuation Junkie é Alanis em sua melhor forma. The Couch é ótima, Simpathetic Character é genial, I Was Hoping, Front Row, Your Congratulations... Depois veio Under Rug Swept, já sem a mesma graça dos trabalhos anteriores. Alanis ia ficando felizinha, eu acho, e isso estragou a festa, a minha, pelo menos. As músicas são legais, mas eu não estranhei quando o cd não explodiu. Ainda assim, esse disco tem duas das minhas músicas favoritas dela. You Owe Me Nothing in Return e Surrendering.

O Alanis Unplugged, gravado nesse meio tempo, com outros arranjos para músicas já conhecidas – e queridas – eu acho muito bom. Duas das inéditas ali são queridas toda vida. Amo No Pressure Over Cappuccino. Tomei uma das frases da música como lema de vida “You Will learn to lose everything, we are temporary arrangements”. These are the Thoughts é uma delícia de cantar. Adoro Princess Familiar, bem como os novos arranjos para I Was Hoping e Joining You.

E foi mais ou menos aí, quando ela lançou So-called Chaos, que o rumo se perdeu um pouco. Ela ficou feliz, começou a namorar o Ryan Reynolds, e a fazer músicas cheias de esperanças e felicidades. Até os arranjos ficaram felizes. Ela passou a cantar mais relaxada, largou um pouco a gaita desafinada. Esse CD tem This Grudge, música linda, linda. Tem Everything, que virou música de trabalho e é bem boa, também. Gosto bastante de Eight Easy Steps e Out is Through, mas o cd não me ganhou de vez, não. Muita alegria de viver. Alanis shiny happy people não é legal.

O CD/DVD Feast on Scraps traz pouca coisa que eu gosto, de verdade. Fear of Bliss, Purgatorying e Simple Together. Escutei pouco, pouquíssimo. Sei as músicas todas, como boa fã, mas não me apeguei.

E foi aí que chegamos onde estamos. Flavors os Entanglement. Eu me lembro de que, quando soube que vinha CD novo, fiquei hiper mega ultra feliz. Pipocavam na mídia histórias sobre o término do noivado e pensei cá com meus botões. A mulher vai estar com a macaca, de novo. Criei expectativas, ainda mais quando Ryan começou a sair com a Scarlett Johanson. Fiquei imaginando algo como os dois primeiros trabalhos, cheios de raiva e ressentimento. Mas nem. Não consegui escutar, juro. Vieram coisinhas felizes, tenho o cd há meses e nem consigo terminar uma música. Óbvio que o momento dele chegará. Tipo do do Coldplay, que espera pacientemente a sua vez no meu iTunes, ou o novo do Oasis. Cada coisa a seu tempo.

Mas aí, a vinda de Alanis ao Brasil agora no comecinho de 2009 apressou as coisas. Vou ter que ouvir o cd, e naturalmente vou me arrepender um pouquinho de não ter descoberto alguma música antes, e provavelmente vou achar que podia ser melhor. Mas vou começar uma imersão em Flavors of Entanglement, pra me preparar. O show em São Paulo vai ser em 3 de fevereiro, há tempo. O show que Alanis fez no Rio em 2003 foi dos melhores da minha vida, e isso sem uma gota de álcool. Eu berrava as músicas, cheguei a irritar um maluco atrás de mim. Tenho, portanto, grandes expectativas para o show de 2009. Ela há de tocar coisinhas antigas, há de cantar coisinhas novas, e eu hei de aproveitar cada segundo.

Vou começar a pensar no meu setlist dos sonhos, enquanto não descubro o oficial.

Shows confirmados pelo site oficial:

· Manaus (AM): 21/01, no Studio 5;
· Brasília (DF): 23/01, no Ginásio Nilson Nelson;
· Fortaleza (CE): 24/01, no Siará Hall;
· Teresina (PI): 28/01, no Atlantic City Club;
· Recife (PE): 30/01, no Chevrolet Hall;
· Salvador (BA): 31/01, no Festival de Verão;
· São Paulo (SP): 03/02, na Via Funchal; =)
· Rio de Janeiro (RJ): 04/02, no HSBC Arena;
· Belo Horizonte (MG): 05/02, no Chevrolet Hall;
· Florianópolis (SC): 07/02, no Pacha;
· Porto Alegre (RS): 10/02, no Pepsi on Stage.

2 comentários:

xris disse...

eu já gostei TANTO da alanis. tanto que chega a dar vergonha até. mas parei antes dela ficar feliz. agora que li seu post, to pensando seriamente em ir ao show.. ainda mais agora que já deu 10 anos desde a última vez que a vi.

Sandro Aurélio disse...

Cara, eu li a primeira postagem e comentei, mas depois dessa, eu aorei seu blog!

Foi pra Lista dos meus favoritos no meu blog.

OUtra, tbm vou ao show dela, só que no Rio.