quarta-feira, 20 de abril de 2011

listas

então eu sou meio maníaca com listas. vinha quebrando a cabeça com aplicativos no iphone. baixei um super bonitinho, chamado awesome note. colorido, pastas, localização no mapa, alertas. quando eu comprei o ipad, corri pra instalar, e qual não foi a minha surpresa quando eu descobri que ele até tinha uma versão ainda mais bonitinha e adequada para a tela maior, mas não integrava os aparelhos. tipo. vc tem lá uma lista, e tem que escrever ela de novo no outro app. não tem login. eu queria um aplicativo que me permitisse deletar, ticar ou acrescentar itens a partir de qualquer lugar, fosse o iphone, o ipad ou a web, mesmo. e que os outros sincronizassem. porque é mais confortável escrever a lista na web, ou no ipad, mas o aparelho que está comigo o tempo todo, e onde eu vou cortando itens da lista é o iphone. nada mais lógico do que o iphone apitar, o iphone sincronizar. awesome note falhou miseravelmente na tarefa, e eu parti pro meu segundo teste, outro aplicativo pago, dessa vez chamado toodledo. menos bonitinho, mas com integração e sincronização. usei por umas duas semanas, mas ele falhava miseravelmente na parte dos alertas. e na parte de organização das listas, das pastas. os mapas eram uma vergonha. não serviu. comecei, essa semana, a testar um terceiro aplicativo, o wunderlist. de graça, tem web, ipad, iphone e você ainda pode acrescentar itens por email. não tem mapa, falta segmentação dos itens por cor, mas aparentemente, esse é um bom aplicativo. eu já fico aqui cheia de ideias de como conserta-lo, ou como desenhar um aplicativo perfeito, que una o melhor dos que eu já testei, e inclua coisinhas que nenhum desenvolvedor/arquiteto tenha pensado antes. 

e essa sou eu falando coisas aleatórias que possivelmente não interessam ninguém além de mim mesma. ou os nerds queridos que me rodeiam. :)

***

fiz pastas de médicos, pra listar as consultas da semana, os retornos, os exames. fiz pasta de carro, pra listar a to do list do carro atual, e a to do list de pesquisa, escolha e compra do carro novo. fiz uma lista de compras, uma lista de coisinhas a serem organizadas em casa, uma de coisas de trabalho, outra só de organizações de internet. delicious, flickr, botar ordem na bagunça que eu faço há meses.

a lista mais legal eu chamo de coleta. como coleta, eu defino itens que eu não vou comprar, mas que eu vou buscar na casa dos meus pais, de onde eu escrevo agora. a lista inclui coisinhas da despensa, tipo azeites caros e legais (hoho), temperos que só meu pai inventa de comprar e nunca usa, travessas. joguinho americano, toalha de mesa. potinhos de enfeite, eletrodomésticos que não estejam sendo usados. 

e antes que alguém pense que eu sou uma aproveitadora, eu me defendo. meu pai é uma das pessoas mais consumistas que eu conheço. ele compra uma torradeira, enjoa, dali seis meses compra outra. existe, na cozinha aqui de casa, uma máquina de fazer pão que foi usada só quando chegou pelo correio, e cumpre hoje, feliz, a tarefa de armazenar todos os manuais de instruções de todos os outros eletrodomésticos comprados e subutilizados da residência. vale para os eletrodomésticos, vale pra computador. meu pai tem uns 2 ou 3 notebooks, e tem um que eu to de olho há meses. pra que eu vou comprar um note novo? eu posso muito bem esperar ele cansar, comprar outro e eu fico com o "velho".

cheguei com uma mala, de roupas. saio com ela, e mais umas duas de itens novos, a custo zero, e perfeito estado de conservação.

Um comentário:

Karinny Cezar disse...

Pras listas tenta o springpad (tão arrumando um poblema esses dias, mas gosto e uso em tudo da ate pra sharing) e quanto à coleta: reuse, recycle, é green ;)