segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Sobre o Oscar

Tudo começou com uma piada do Ryan Seacrest, ainda nos comentários do red carpet. Celebridades indo e vindo e eu ali. Esperando o Johnny Depp. Todo ano, religiosamente. Ou ele leva a mãe, ou a mulher. E eu acho que essa tal de Vanessa Paradis deve ser mesmo algo fenomenal, porque ela pegou um cara absolutamente transtornado, e nem por isso menos interessante, e casou com ele. E lhe deu dois filhos, e amansou a fera. Falem o que quiserem. Isso eu respeito. Não tem ninguém nesse planeta que eu inveje mais, e que eu imagine mais como deve ser a vida. Vanessa Paradis.

Mas então o Ryan ia falando abobrinhas na tela da E!, e eu achando tudo muito bonitinho, mas sentindo saudades da Joan Rivers. Ela era devastadora no Fashion Police. Mereceu até imitação em Shrek 2, imaginem. Ryan dizia que 3 grávidas eram esperadas aquela noite. Contei nos dedos e algo me soou errado. Não seriam 4? Como que adivinhando a minha questão, ele contou nos dedos as 3 às quais se referia naquele momento: Jéssica Alba, Nicole Kidman e Cate Blanchet. E a Angelina, eu pensava... Ele disse: Angelina não vem, porque não foi convidada. Ela deve ter muito trabalho com todas aquelas crianças para vir aqui hoje.

Fiquei HORRORIZADA. Nem gosto da Angelina, mas COMO ASSIM ela não vai ao Oscar? Como assim ela NÃO FOI CONVIDADA? Existem pessoas que não são convidadas para o Oscar? Não estou falando de Paris, que aquilo ali nem merece ser mencionado diante de um evento dessa catiguria. Angelina, por mais louca e ladra de maridos, é estrela. E não foi convidada. Ela ganhou um Oscar de melhor atriz coadjuvante por “Garota, Interrompida” e, alguns anos depois, nem convidada foi. Pensei que o Brad Pitt deveria ser, já que o Casey Affleck estava indicado por “O Assassinato de Jesse James” e, oh, Jesse James do título É o Brad Pitt. Mas não. Nem. Nenhum dos dois.

Comecei a pensar em todos os excluídos, todos os ignorados para a festa. É óbvio que existe um número predeterminado de lugares, e que estes lugares devem, necessariamente, ser preenchidos pelos casts dos filmes concorrentes naquele ano. Mas eu pergunto. Oscar é Oscar sem Julia Roberts? Sem Susan Sarandon? Sem Antonio Banderas e Melanie Griffith? Cadê o Tom Cruise exibindo a Katie Holmes? Como Mary W muito bem lembrou, cadê Gwyneth Paltrow? Charlize? Todo ano eu espero pra ver o vestido da Charlize. E nem vi ela por lá. Não vi Angelina e sua barriga, nem Brad Pitt, nem o Ben Affleck (sua mulher, Jennifer Garner, eu vi suzinha, ao lado de seu irmão, indicado). Matt Damon, cadê? Ultimato Bourne tava indicado, filme dele. Não vi Matt Damon. Não vi. Kate Winslet? Mesma coisa. Até Jennifer Lopez fez falta. Mas essa tem uma boa desculpa, teve gêmeos essa semana. Aposto que ela deve ter se matado com o péssimo timing. A Keira Knightley, alguém viu?

É como se toda uma nova geração de “oscarizáveis” surgisse, e tivesse de tirar o lugar daqueles velhos conhecidos de tapete vermelho. Quer saber? Não gosto. Não me lembro dos vestidos dessas mulheres que foram à festa. Essas pessoas não deixam impressão. Então, que voltem os antigos. Dessa nova geração eu mantenho apenas a Ellen Page. Que é muito brilho, com sua Juno McGulf. Coisa rica, como diria Ilminha.

De resto, esse Oscar fica marcado pra mim como o Oscar dos que não foram convidados.

E, claro, do Johhny Depp, que apareceu no tapete de óculos de armação redonda de tartaruga. Muito amor no coração.

Sem mais.